domingo, 7 de março de 2010

Sobre Congresso Norte-Nordeste e Secretarias Norte-Nordeste.

A Secretaria Estadual do CBCE/PA, inicialmente, destaca que pretende, à luz da representação legítima de seus sócios, organizar durante o ano de 2010 três plenárias na forma de Assembléia de Sócios e, assim, fortalecer a instância principal de sua representatividade e, como conseqüência, a sua soberania institucional.

Como ainda estamos com a primeira assembléia de 2010 planejada para o inicio de abril deste ano, cumpre-nos (na qualidade de atuais gestores do CBCE/PA) apenas destacar a expressão particular destes que assumiram a responsabilidade de fortalecer o debate sobre ciência e tecnologia na região norte do país e no Estado do PA e, neste sentido, a incerteza de expressarmos a opinião de seus sócios.

A Secretaria Estadual do CBCE desde a realização do último CONBRACE, e em rápidos (de fato, rápidos) contatos e conversações com professores dos Estados do AP e MA levantou a hipótese de termos como sede do III CONCENO (CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE da Região NO) a cidade de São Luiz por acreditarmos que poderíamos aglutinar os sócios e demais professores, pesquisadores e estudantes da Região Norte naquela cidade, e pelas características tratadas, à bem da verdade muito empiricamente, de regionalização do Estado do MA, a saber, de parecer-nos mais próximos do diálogo regional “nesta banda do país” do que na região NE.

Tomamos a iniciativa de enviar um e-mail institucional à Secretaria Estadual do CBCE/MA no dia 28 de janeiro p.p., informando sobre a reorganização da nossa Secretaria e de “(...) contribuir na organizaçao do COngresso Norte/Nordeste de Ciências do Esporte e, neste sentido, colocamo-nos a disposição para aquilo que nos convir”, completando no mesmo e-mail, que “Em princípio, a idéia era inaugurar o contato”.

Dias depois, a professora Amanda Miranda, informando que estava assumindo a Secretaria do MA, também entrou em contato por e-mail, destacando que o Professor Leopoldo informou sobre nossa sinalização inicial. Destaca-se que em resposta à professora Amanda, registrei que já havia testemunhado que aquele “democratizou nossa disposição para o congresso, mas nunca respondeu-me um e-mail”. Também não tive mais retorno.

É preciso registrar que o professor Leopoldo já manifestou a nossa expressão e outros contatos, como com a DN/Coordenação das Secretarias, porém, não tivemos nenhum retorno institucional da Secretaria do CBCE/MA. E não pretendemos, neste relato, fazer qualquer reflexão “denuncista”. Mas, é correto que, diante da ratificação desta expressão pública por parte do professor Leopoldo, que possamos tornar público, também, que ainda não entabulamos qualquer conversação sobre a realização ou não do Congresso Norte-Nordeste com a participação desta Secretaria do PA.

Por fim, registramos, inicialmente, que esta gestão não está inicialmente se dispondo a realizar qualquer atividade em parceria com o CONFEF e seus CREF’s como, posteriormente à nossa primeira expressão de interesse sobre o Congresso Norte-Nordeste, ficou manifestado e divulgado pela Secretaria Estadual do CBCE/MA.

As questões afetas à realização e a participação institucional desta Secretaria Estadual no III Congresso Norte-Nordeste estarão pautadas na nossa Assembléia de Sócios, à qual será comunicada quando de seu realização, à Coordenação das Secretarias do CBCE.

Por hora, esse é o registro da atual gestão do CBCE/PA

Profº. Marcelo “Russo” Ferreira – Secretário Estadual

Profª Elren Passos – Secretária adjunta

Profº. Emerson Campus – Tesoureiro

Um comentário:

  1. Gostaria de saber quando e onde será o III Conceno? Pois, parece que não vai haver o evento, e as datas estão passando e nada de mobilização.

    Abraços

    ResponderExcluir

O Movimento Nacional Contra a Regulamentação do Profissional de Educação Física - Núcleo Belém agradece sua visita e comentário.
Vida Longa ao MNCR!